sábado, 19 de março de 2011

artigo interessante

                   
                  FOTO: SIDNEY OLIVEIRA

Lages, S. R. C. & D'Ávila Neto, M. I. Vida cigana: mulheres, possessão e transgressão no terreiro de Umbanda. 12 - Pesquisas e Práticas Psicossociais, 2(1), São João del-Rei, Mar./Ag., 2007

Vida Cigana: Mulheres, Possessão e Transgressão no Terreiro de Umbanda.

Prof. Dra.Sônia Regina Corrêa Lages
Maria Inácia D'Ávila

UFRJ
(Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Este ensaio tem o objetivo de analisar a relação de uma mulher médium com uma entidade sobrenatural que ela incorpora, a Pomba-gira Cigana da Umbada/Quimbanda. A possessão, pode ser traduzida como uma ação de resistência aos poderes sociais opressores presentes no seu cotidiano. A partir do conceito de artes de fazer definido por De Certeau, narrativas da médium são analisadas como redefinições de práticas e usos que lhe são impostos pela sociedade. A análise revela como a possessão pode servir para a construção de uma identidade condize nte com suas necessidades pessoais, como instrumento de posicionamento social e como meio de denunciar as imposições do discurso oficial sobre os papéis sociais reservados para as mulheres.

PALAVRAS CHAVE: médium, Pomba-gira Cigana Esmeralda, possessão, táticas de transgressão, representações sociais.

Um comentário:

  1. Que massa, deve ser bem interessante esse artigo. Vai ao encontro do que eu pensava em escrever sobre as mulheres e as entidades da umbanda.

    ResponderExcluir