quarta-feira, 15 de dezembro de 2010


Memorandum, 9, 42-56. www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a09/mantobairrao01.pdf
Memorandum 9, out/2005, Belo Horizonte: UFMG;
Ribeirão Preto: USP
- http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a09/mantobairrao01.pdf

Psicanálise e religião: pensando os estudos afro-brasileiros com Ernesto La Porta
Alexandre Mantovani e José Francisco Miguel Henriques Bairrão

Resumo
O presente artigo analisa e discute a aplicação da psicanálise na pesquisa sobre as religiões afro-brasileiras, a partir do trabalho do psicanalista Ernesto La Porta, que parte do princípio de que a psicanálise possui um conhecimento aplicável ao estudo da religião e assim utiliza os conceitos psicanalíticos para descobrir significados simbólicos latentes nos rituais do candomblé e da umbanda. Suas teses configuram-se como traduções psicológicas do ritual, o que historicamente sempre gerou conflitos no campo dos estudos sociais, pois pode ser considerado um reducionismo, que dificulta a investigação psicológica da religião. O ponto central para um contraponto a este uso da psicanálise está na forma de conceber a interpretação. Numa perspectiva lacaniana e mais contemporânea, não se trata de um ato de atribuição de significados por parte do analista, mas sim de uma operação que facilita o desvendamento de sentidos implícitos aos acontecimentos do campo, nos termos dos próprios participantes.

Palavras-chave: psicanálise; religião; estudos afro-brasileiros

Alexandre Mantovani é psicólogo, graduado pela FFCLRP-USP, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. alexmantova@hotmail.com

José Francisco Miguel Henriques Bairrão é graduado em Filosofia (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo) e em Psicologia (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo), Doutor em Filosofia (Universidade de Campinas), Professor de Psicologia Social (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP.
jfbairrao@ffclrp.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário